sábado, 20 de maio de 2017

Compostagem


Olá pessoal
Hoje vamos falar sobre Compostagem.

imagem 1 - composto
A compostagem é um processo onde ocorrem algumas alterações ao nível biológico, que dá origem a um produto final, a que vulgarmente designamos de composto (imagem 1).
Para realizar a compostagem é necessária a utilização de um compostor, Este pode ser comprado, requisitado a entidades prestadoras de serviços de compostagem ou então feito com madeira.
imagem 2 - compostor

imagem 3 - compostor de madeira
O procedimento da compostagem é bastante simples. Após a compra ou conceção do compostor é necessário escolher o local onde o colocar, e este deve estar situado à sombra no verão e ao sol no inverno. O compostor não pode ficar dentro de casa, devido à actividade microbiana que irá ocorrer, e também porque muitas vezes há libertação dos resíduos no solo. Além de que se utilizar um compostor de madeira, este não iria ficar dentro de casa. Coloque o compostor no jardim.

Regra geral coloca-se no compostor, de forma alternada, verdes e castanhos (alimentos de cor verde, e alimentos de cor castanha). Após as várias camadas de resíduos, vai-se revirando a pilha, de modo a areja-los. O processo demora cerca de 3/4 meses, e durante esse período não se pode colocar mais resíduos, o compostor tem de permanecer em repouso. De vez em quando pode espreitar e ver como estão, e se achar necessário adicionar água com a ajuda de um spray, não muita, apenas a necessária para humedecer os resíduos.

Não pode colocar no compostor alguns resíduos, tais como: gordura, ossos, cinzas, peixe e restos de carne. Isto porque alguns destes resíduos iriam atrair animais.
Se mesmo assim achar que o seu compostor cheira mal, pode utilizar carvão ativado.

Este processo tem várias vantagens, além de diminuir a quantidade de resíduos em aterros, reduz também a contaminação das águas e solos. A criação do composto (húmus), que funciona como fertilizante do solo, melhora a qualidade do solo e os cultivos orgânicos. Existe também uma melhoria em relação à resistência das plantas a pragas e doenças. Por isso, bora compostar 😜!

Alguma pergunta, disponham.

(As imagens são meramente informativas, retirei-as da internet)

FollowFátima

1 comentário:

  1. Excelente artigo. Ajuda imenso a compreender todo o processo da compostagem. Parabéns.

    ResponderEliminar